Atualmente muito se tem falado sobre procedimento estético com facetas e lentes dentais.
É importante ressaltar que o termo “LENTE” é usado para os laminados em cerâmica, onde a espessura não pode ultrapassar 0,3 mm, ou seja, ultra fino. Utilizado em casos específicos. Minoria dos casos. Não existe o termo “lentes em resina”. Apenas facetas em resina.
Pois bem, quais seriam as principais diferenças entre facetas em porcelana e resina? Vamos enumerar algumas:
Facetas em porcelana são confeccionadas em laboratório de prótese, requer desgastes dos dentes. Não alteram a cor ao longo dos anos. Tem mais estabilidade e resistência. Portanto teoricamente, duram mais. O resultado estético, sem dúvidas, é bem melhor. Custo para confecção mais elevado.
Em contra partida temos as facetas em resina, onde são realizadas diretamente na boca do paciente, sem desgastes e sem ter que passar pelo laboratório de prótese. Resultados imediatos satisfatórios, porém requer mais manutenção e o risco de fraturas e reparos são bem maiores. Perdem brilho e alteram cor com mais facilidade. Menor durabilidade. Custo para confecção menor.
Deve-se ressaltar que em ambas as situações deve se haver um bom planejamento e indicações corretas para se obter um sucesso no resultado final.