Odontologia dos Esportes (Protetores Bucais)

A Odonthos é uma Clínica Odontológica Integrada em Campinas que realiza diagnósticos e tratamentos dentários e gengivais com equipamentos e Scanner 3D de última geração. A Odonthos é especializada em diversas áreas odontológicas, com profissionais qualificados em próteses, implantes, saúde bucal, entre outros serviços.

Protector Device

O que é Odontologia do Esporte?

A Odontologia do Esporte surgiu com o propósito de acompanhar, manter e melhorar o desempenho e a condição física do atleta com manutenção, prevenção e tratamento de lesões devido à atividade física.

A prevenção contra alterações na cavidade oral, processos infecciosos e inflamatórios como periodontite, por exemplo, pode facilitar o restabelecimento do profissional, evitando procedimentos cirúrgicos e possíveis afastamentos. Além disso, problemas bucais causam um desequilíbrio no organismo, gerando queda de rendimento do atleta e, em alguns casos, impossibilitando-o de exercer suas atividades por determinado período. Uma simples cárie, pode evoluir e causar danos na polpa do dente, podendo causar fortes dores ou evoluir para processos infecciosos como abcessos e até perdas dentárias.

Um processo de bacteremia, por exemplo: os microrganismos patógenos podem se alojar nas articulações, propiciando o acometimento de lesões articulares e focos infecciosos, o que dificulta a cicatrização ou reparo de lesão muscular. E caso não sejam tratadas, o processo inflamatório poderá causar recorrências em lesões já curadas, prejudicando o desempenho e a presença do atleta em treinos e possíveis competições.

O atleta profissional ou amador, normalmente faz uso de dieta ácida, que pode trazer danos à estrutura do esmalte dos dentes, causando erosão dental. Os dentes com erosão podem apresentar sensibilidade e ter um aspecto mais amarelado. Por isso, o atleta deve ser avaliado por um profissional de odontologia especializado em esportes, que faça avaliações clínicas e radiográficas periódicas como forma de prevenir doenças que acomete a cavidade oral.

O traumatismo é um evento esperado para o público que pratica esportes, seja de forma recreativa ou profissional. Diante desse fato, a melhor conduta é a prevenção desse evento. Para isso, crianças e adolescentes devem utilizar equipamentos de proteção individual, como os protetores bucais esportivos, independente da faixa etária. Você sabe o que são, como funcionam e quando são indicados? 

A Clínica Odonthos tem a especialização em Odontologia dos Esportes e oferece todo o acompanhamento nesta área.

O que são protetores bucais esportivos?

Os protetores bucais esportivos são dispositivos intraorais utilizados para minimizar a probabilidade de danos ao sistema estomatognático. A ADA (American Dental Association) os classificou em Tipo I, Tipo II e Tipo III.

Os protetores bucais tipos I e II são pré-fabricados, apresentando desvantagens significativas para o atleta, como a desadaptação. Isso tem efeitos negativos sobre a prática esportiva, pois interfere na concentração, pode causar tensões musculares e dores de cabeça, além de impossibilitar a respiração e fonação durante o uso do dispositivo. 

Já o protetor bucal tipo III, é chamado de protetor personalizado/individualizado, e deve ser confeccionado pelo cirurgião-dentista. Esse modelo, ao contrário dos outros, é construindo baseado na anatomia individual de cada paciente, apresentando adaptação e permitindo a respiração, fonação e a ingestão de líquidos durante a competição ou treino. Além disso, proporciona proteção também aos tecidos moles, devido ao seu desenho. Essas características melhoram a concentração e o desempenho do atleta. Dentro deste grupo podemos classificá-los em dois sub grupos de acordo com o método a ser empregado para produzí-los. Também leva-se em consideração qual esporte o paciente pratica. Isso deve ser levado em consideração, pois quanto maior for o impacto produzido pelo esporte maior deve ser a proteção e segurança do dispositivo protetor intra oral.

Protetores Bucais Sob-medida ou Customizados 

É o ideal para a proteção. São confeccionados pelo cirurgião-dentista após a obtenção de um modelo da maxila e mandíbula do paciente com placas de vinil, borracha, poliuretano com borracha, borracha de silicone, polivinil acetato ou com resina termoplastificada na máquina de confomação a vácuo. É o dispositivo mais retentivo, confortável e o que oferece melhor adaptação e proteção superior na prevenção de traumatismos. As alterações de fala e respiração são mínimas com esse protetor.

Protetores
Bucais Customizados Multilaminados

Semelhante ao protetor anterior, é confeccionado com várias camadas (lâminas) de EVA, conformadas através de temperatura elevada sobre o modelo de gesso com o auxilio de uma máquina termopressurizada. Com uma espessura uniforme, esse protetor oferece máxima proteção ao atleta. É possível nesse modelo, a mistura de cores, inserção de nomes e imagens.

– A Odonthos Odontologia faz todo o processo de personalização e produção dos protetores bucais esportivos, Consulte-nos –

Qual a importância dos protetores bucais esportivos? 

Os protetores bucais são responsáveis por absorver e dissipar o impacto recebido, servindo como “escudo” e minimizando as chances de fratura dentária, óssea, laceração de tecidos moles e evitando danos para a articulação temporomandibular. Ou seja, sua principal função é proteger o atleta. 

Como funcionam os protetores bucais esportivos?

Os protetores bucais individualizados/personalizados são confeccionados em camadas, chamados multilaminados. O que isso significa? Durante o contato, a camada externa recebe o impacto em forma de energia cinética e a dissipa, de modo que a camada mais interna recebe um baixo percentual dessa energia e as chances de danos para as estruturas bucais são pequenas. 

Além disso, com o protetor bucal em função, há o aumento da área de contato do objeto que está atingindo a região facial, diminuindo proporcionalmente a pressão recebida na área afetada e as chances de traumatismo.  

Quando estão indicados os protetores bucais esportivos?

Como já vimos, esse dispositivo contribui para uma menor prevalência do traumatismo orofacial. Logo, eles são indicados sempre que a prática esportiva possa trazer algum prejuízo para o bem-estar do sistema estomatognático. Vale lembrar que eles devem ser utilizados em todos os tipos de esportes, individuais ou coletivos, principalmente nos que envolvem equipamentos acessórios, tanto em treinos quanto em competições.

A partir de qual idade as crianças podem usar o protetor bucal esportivo?

A partir do momento que permitam realizar o procedimento de moldagem. Além disso, em crianças e adolescentes é importante que seja realizado o acompanhamento e a troca de protetores conforme as modificações da arcada dentária. 

Então não existe nenhuma contraindicação?

Sim, a única contraindicação para a confecção dos protetores bucais são pacientes que apresentem condições precárias de saúde bucal, como lesões de cárie e doença periodontal, além de falta de vários elementos dentários que prejudicam a estabilidade do protetor oral. Nesses casos, é prioridade que o tratamento se inicie com a adequação do meio bucal! 

Como são feitos

Os protetores bucais são confeccionados a partir do EVA, material emborrachado que funciona de acordo com os padrões internacionais. As várias camadas sobrepostas são capazes de dissipar gradativamente a intensidade dos impactos.

Tipos de Esportes e Espessura dos protetores

A espessura do protetor bucal varia de acordo com o esporte. Para modalidades de pouco contato físico, como corrida, ciclismo, futebol e voleibol, um protetor bucal de 2,4 milímetros é suficiente. Os mais espessos podem ter até 5 milímetros e são indicados para as artes marciais ou lutas mma.

Durabilidade

A durabilidade do dispositivo intra oral para proteção bucal vai variar de acordo com o esporte praticado e intensidade de uso. Deve ser avaliado periodicamente pelo profissional cirurgião dentista.

Para continuar seu atendimento, confirme suas informações de contato

Como podemos te ajudar?